Perguntas Frequentes

Como efetuar uma venda?

* Na parte inferior do sistema possui as Teclas de Funções para cada Operação.
Para efetuar uma venda pressione F1
* Utilize o código de barras para leitura dos códigos de barras para registrar os itens.
* Caso não tenha leitor pressione F5 para selecionar o produto
* Caso saiba o código do produto digite o código do produto e pressione Enter.
* Utilize multiplicadores de produtos como (2 x)  ou (2 *) e selecione o produto.
* Para dar desconto no item pressione a tecla D antes de registrar o produto.
* Pressione a tecla C para poder registrar os dados do cliente.
* Pressione F2 para finalizar
* Escolha as formas de pagamento
* Pressione F3 para emitir a NFC-e.



Como Cancelo um item da venda?

Pressione F3
Será solicitada a senha do supervisor.
Informe o item a ser selecionado, se não informar será cancelado o último item.
Do lado direito o item irá aparecer como cancelado e os valores abatidos.

Como dar descontos na NFC-e / Sat

Para dar desconto no item antes de registrar pressione a tecla D
Para dar desconto na venda total pressione F2 para finalizar e informe o percentual ou valor de acréscimo ou desconto.

Como Cancelar uma NFC-e / Sat?

Pressione F7 para acessar o Menu do Supervisor.
Selecione Cancelar NFC-e / Sat
Selecione a Nota e clique no botão selecionar
Informe o Motivo do Cancelamento
Confirme
Tempo máximo permitido (30 minutos após emissão).

Como Excluir uma nota?

Só é possível excluir uma nota em contingência ou seja notas que por motivo técnico não foram enviadas a Sefaz.

Pressione F7 para acessar o Menu do Supervisor.
Selecione Excluir NFC-e / Sat
Selecione a Nota e clique no botão selecionar.
Confirme

Como faço para reimprimir uma NFC-e / Sat?

Pressione a Tecla F8
Selecione a nota
Clique no botão Seleciona

Como envio o email com o xml e pdf da Nfce/Sat?

Pressione a Tecla F9
Selecione a nota
Clique no botão Selecionai.
(Necessário configurar o e-mail do emitente)

Como envio email com o xml Nfce/Sat para contabilidade ?

Pressione a Tecla F7
Selecione a opção enviar xml por e-mail.
Informe o Mês/Ano
Confirme
(Necessário configurar o e-mail do emitente)

Como consulto as notas emitidas?

Pressione F8
Nesta tela você terá acesso as notas, itens da nota, formas de pagamento, bem como resumo do dia e resumo das entradas e saídas do dia.

Como cancelar uma operação Tef?

Pressione F7
Escolha a opção Tef e em seguida Cancelar operação Tef
Selecione  a venda
Confirme. Neste momento será necessário o cartão para cancelar a operação.

Como consultar uma operação Tef?

Pressione F7
Escolha a opção Tef e em seguida Cancelar operação Te

Como reimprimir um cupom Tef?

Pressione F7
Escolha a opção Tef e em seguida Consulta operação Tef
Selecione a venda
Escolha a opção de reimprimir cupom (Via estabelecimento, Via Consumidor)

Sistema possui tela de ajuda?

Sim possui, pressione a tecla H

Como faço Sangria / Suprimento de Caixa?

Automaticamente quando o caixa é aberto o operador poderá atribuir um valor para início do caixa.

Para efetuar após o caixa aberto faça os seguintes passos:
Pressione F7
Informe Usuário e Senha do Supervisor
Escolha Sangria o Suprimento
Informe os valores e grave.
Será impresso o comprovante.

Como faço Troca no Pdv?

Pressione F7
Escolha Devolução / Troca / Troca.

* Troca pode ser feita a partir de uma nota gravada ou manualmente quando a venda não está registrada no sistema (neste caso pode ser que a veda foi feita em outro sistema).

* Caso seja informada uma NFC-e a mesma será mostrada no quadro com seus respectivos itens.

* Trocas por produtos do mesmo tamanho não geram valores a serem pagos. Informe na coluna tamanho, o novo tamanho a ser trocado e a quantidade. É possível alterar o preço sugerido e a quantidade.

* Trocas por produtos com valores maiores irão gerar uma NFC-e nova.
O operador poderá pressionar o botão incluir para escolher um ou mais produto que será (ão) levado (s) pelo cliente. Dentro do quadro depois que o produto for inserido é possível alterar o preço sugerido.

- Clique no item que está sendo devolvido e pressione o botão troca.
O sistema irá recalcular e será informado o valor a ser pago pelo cliente.

- Pressione o botão ok para fechar a tela. Será impresso comprovante de troca.
O sistema irá exibir uma mensagem que será gerada uma nova venda.
- Pressione ok para prosseguir. A venda será mostrada com valores originais.
-Pressione F2 para finalizar a venda. Neste momento serão abatidos os valores de devolução e será apresentado o valor real a ser pago.
- Escolha a forma de pagamento.
- Finalize a Venda.

* Trocas com valores menores irão gerar crédito e impressão de comprovante de crédito na loja.

* Troca sem informar uma NFC-e
- Clique no botão inserir e insira o produto que está sendo devolvido. Após registrar aperte o botão troca.
- Clique no botão inserir e insira o produto que está sendo levado.
Após registrar os itens os sistema irá mostrar os valores. Caso seja gerado crédito irá imprimir comprovante de crédito, caso seja gerado valores a pagar siga com as instruções acima. Finalize a nota e informe a forma de pagamento e gere a nova NFC-e.

Como faço Devolução no Pdv?

Pressione F7 Escolha Devolução / Troca / Devolução.
Um produto Devolvido irá imprimir um cupom / vale de troca.
Será gravado um crédito no cadastro do cliente.

Posso emitir NFC-e / Sat se não tiver internet?

Sim, o sistema irá gerar notas em contingência e gerará cupom para o cliente. Após os problemas técnicos forem solucionados o sistema automaticamente irá enviar as notas para a Sefaz e imprimir os comprovantes.

O que faço em caso de rejeição de NFC-e / Sat?

Notas podem ser rejeitadas por diversos motivos. Os erros mais básicos são os provocados por problemas de cadastros. Notas rejeitadas necessitam ser refeitas. Para identificar o problema verifique a mensagem. Caso não consiga resolver, acione o suporte técnico da Mgasystem.

Como alterno de Nota Normal para Contingência?

O Mga Pdv está configurado para fazer a troca automática de envio. Se houver problemas de falta de internet no estabelecimento ou por falta de comunicação com a Sefaz , o sistema irá automaticamente trocar a forma de emissão e irá gerar uma NFC-e / Sat.

Problemas com impressora / Pinpad / Leitores, como resolvo?

* Impressoras geralmente podem gerar falhas e ficar presas no gerenciador de impressoras, na fila de impressão. Neste caso será necessário desligar a impressora e religar e até mesmo retirar da porta usb e reconectar novamente.

* Pinpad (equipamento usado em operações de cartão de Crédito / Débito
Será necessário remover o equipamento da porta USB e reconectar.
Após pressionar a Tecla T para fazer o reconhecimento. Caso não consiga será necessário finalizar o sistema e reabrir.

Demonstração de Vendas

Demonstração do sistema de vendas PDV